Blog

A atuação dos pensamentos em nossa vida

29/08/2013 18:30
   
     

A atuação dos pensamentos em nossa vida

 
 

Os pensamentos são os agentes causais do nosso comportamento, e podemos comprovar a sua ação em nossas atitudes e atuações. É uma entidade que se procria e adquire vida própria na mente humana, de onde pode passar, depois, a outras mentes sem a menor dificuldade.  De acordo com a sua natureza, pode nos levar a praticar tanto o bem quanto o mal. É comum confundir o pensamento com a mente, com a faculdade de pensar ou com outras funções mentais, mas seria o mesmo que confundir a máquina com o que ela produz.

O conhecimento dos pensamentos é fundamental para podermos entrar em contato com a realidade interna e a sua seleção contribui  para a nossa superação. Isto exige um esforço inteligente e uma observação constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimentas de bem, o que dificulta a sua identificação. Eles, de um modo geral, devem ficar subordinados a nossa vontade e atender ao que lhes determinamos, porque podem nos levar a fazer o que não queremos e impedir-nos de fazer o que gostaríamos. 

A prática da disciplina mental contribui para o melhor aproveitamento das atividades, para a economia de energias e de tempo nas diversas ordens da vida. Ao executarmos uma tarefa, que exige uma concentração maior, como a de resolver uma situação difícil, por exemplo, devemos realizar um trabalho mental, procurando atrair os pensamentos afins com essa tarefa e afastar os demais que, geralmente, acorrem nessas circunstâncias, porque ainda que positivos, não contribuiriam para a melhor execução da tarefa em vista, embora possam ser úteis em outras oportunidades.

Um dos principais objetivos da Ciência Logosófica é ensinar o ser a pensar. Ao realizar o processo de evolução consciente, instituído pelo criador desta Ciência, o pensador e educador González  Pecotche, o estudante adquire os elementos que o ajudarão a conhecer a si mesmo, a organizar os seus sistemas mental e sensível,  a desenvolver as suas faculdades e edificar uma nova vida.

        Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

 

Leia mais

Liberedade: princípio e fundamento da vida

28/08/2013 18:17

Liberdade: princípio e fundamento da vida

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

A palavra liberdade assume, nos dias em que vivemos, a máxima importância. É a expressão com que todos os povos do mundo definem o maior de seus desejos e de suas aspirações para o futuro.

Para alcançar o verdadeiro significado ou, melhor ainda, o conteúdo essencial da palavra liberdade, é imprescindível que cada ser humano saiba com a maior amplidão o que se deve entender por liberdade em seus aspectos fundamentais, já que ela, como princípio, lhe assinala e substancia sua posição dentro do mundo.

Se em verdade se quer obter um conhecimento cabal do que a liberdade é e deve representar para a vida, é preciso vinculá-la muito estreitamente ao dever e à responsabilidade individual, pois estes dois termos, de grande conteúdo moral, constituem a alavanca que move os atos humanos, preservando-os do excesso, sempre prejudicial à independência e à liberdade de quem nele incorre.

A liberdade é prerrogativa natural do ser humano. Como espécie superior a todas as que povoam o mundo, o homem nasce livre, embora disso não se dê conta até o momento em que sua consciência o faz experimentar a necessidade de exercê-la como único meio de realizar as funções primordiais da vida e o objetivo que cada um deve atingir como ser racional e espiritual.

 

O conhecimento confere maior liberdade a quem sabe usá-la com prudência e inteligência

 

Muitas vezes ocorre, sem que o homem na maioria dos casos o perceba, que o cerceamento da própria liberdade deve ser atribuído a si mesmo. Todos os atos equivocados, todos os erros ou as faltas em que se incorre, fazem minguar a liberdade individual. Se, levados pela confiança de uma amizade, frequentássemos livremente a casa de um amigo, onde nos fosse oferecido o prazer de ser bem atendidos e de passar momentos agradáveis, e, por uma deficiência de nosso temperamento ou caráter, incorrêssemos em uma falta que o desgostasse, perderíamos essa liberdade. De igual modo aconteceria se, havendo tido a liberdade de frequentar à vontade uma instituição ou outro lugar qualquer, nos víssemos obrigados a nos privar disso por causa de uma má atuação ou de um desses momentos irrefletidos que geralmente motivam desagrados. O mau comportamento, portanto, é motivo de constante diminuição da liberdade individual.

O conhecimento é o grande agente equilibrador das ações humanas e, em consequência, ao ampliar os domínios da consciência, é o que faz o ser mais livre, ou seja, aumenta o direito de maior liberdade, ainda quando condicionando esse direito às altas diretivas de seu pensamento.

E assim, enquanto o conhecimento confere uma maior liberdade a quem sabe usá-la com prudência e inteligência, a ignorância a reduz, como também a reduzem, já o dissemos, os erros e as faltas cometidas.

A liberdade terá de ser concebida em todo o seu volume, importância e conteúdo; e quando a humanidade compreender em que medida deve usá-la, conservá-la e defendê-la, então se haverá afirmado na alma dos homens o seu verdadeiro e sublime conceito, e o mundo terá dado um grande passo adiante.

Trechos extraídos da Coletânea da Revista Logosofia Tomo 2 p. 205

Leia mais

Os ciclos da evolução humana por meio das Leis Universais

27/08/2013 18:14
   
     

Os ciclos da evolução humana por meio das Leis Universais

 
 

Deus, ao plasmar a imagem do homem, segundo a Logosofia, determinou-lhe o cumprimento de todos os ciclos evolutivos por meio das Leis Supremas. Para isto, o Criador concedeu-lhe a prerrogativa de conhecer a sua vontade plasmada nestas leis por meio da consciência superior. Ao utilizar-se desta oportunidade, o homem poderá reger sua vida como ser humano e imortalizá-la como ser espiritual.

Quando começamos a compreender e sentir o objetivo essencial da vida, passamos a dedicar mais tempo aos aspectos transcendentes, com o objetivo de superar-nos, evoluir conscientemente e nos constituir em verdadeiros servidores da humanidade. Para conseguirmos  isto, é necessária uma grande consagração e a criação inteligente de energias internas, capazes de ajudar-nos a vencer tudo quanto conspire contra os nossos elevados propósitos de bem e contra a firmeza de nossas determinações.

O conhecimento dos pensamentos é fundamental para o contato com a nossa realidade interna. Para isto, é necessário conhecê-los, identificá-los, classificá-los e selecioná-los. Esta tarefa exige uma observação interna constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimentas do bem, o que dificulta a sua identificação. Eles devem ficar subordinados a nossa vontade e atender ao que lhes determinamos, porque, de acordo com a sua natureza,  podem nos levar a fazer o que não queremos e impedir-nos de fazer o que gostaríamos.

A falta de uma orientação segura com relação a esses aspectos tem levado o homem a se projetar para fora de si mesmo, e desta forma é praticamente impossível vincular-se com o próprio interno e tomar contato com a sua natureza superior ou espiritual. Por causa deste desvio sofre as consequências que tanto o deprimem e angustiam.

A Logosofia proporciona ao ser humano os meios para a realização do  processo de evolução consciente, o qual o conduz ao conhecimento de si mesmo e, consequentemente, aos grandes conhecimentos, tais como: da criação, das Leis Universais, dos mistérios da vida, do mundo transcendente, do próprio espírito e do Criador.

          Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

Leia mais

Logosofia - Ciância em prol da Superação Humana

26/08/2013 18:23
     
     

Logosofia - Ciência em prol da superação humana

 
 

A Fundação Logosófica foi criada pelo pensador e  humanista - Carlos Bernardo González Pecotche - com a finalidade de difundir os ensinamentos logosóficos que têm, dentre outros, o objetivo de propiciar ao ser humano os elementos que lhe permitem realizar o processo de evolução consciente. À medida que o for realizando, irá conhecendo e organizando tanto o sistema mental quanto o sensível, o que lhe permite a aquisição de conhecimentos transcendentes, tais como: o de si mesmo e do próprio espírito.

Os conhecimentos emanados da Logosofia são originais e oriundos de uma única fonte. O criador desta Ciência os extraiu do vastíssimo campo experimental da vida, da natureza, onde estão esparzidos os pensamentos do Criador e da sua própria herança.

Pela primeira vez na história da humanidade, a Logosofia instituiu e ensina a realizar o processo de evolução consciente que é o ponto de partida para o conhecimento de si mesmo e de tudo que se relaciona com a parte transcendental do ser humano e do mundo metafísico ou transcendente, por meio de um método próprio nas Instituições Logosóficas..

"Ao dar a conhecer os fatores que intervêm no que ocorre diariamente dentro do mundo interno de cada indivíduo, a Logosofia põe ao alcance do homem a chave do conhecimento causal referente a sua vida,  sua evolução e seu destino. Não podem permanecer alheias a tal prerrogativa as Leis Universais, por serem as que sustentam os pilares da Criação e animam a vida de tudo quanto existe. É dever do homem não infringi-las e auspiciar, em todo momento, o  selo de seus desígnios, cumprindo com os seus mandatos, o que lhe outorga a segurança absoluta de seu amparo". Dentre essas leis, destacamos a de evolução, de equilíbrio, de herança, de câmbios, de adaptação, de afeto de afinidade, de caridade etc.

Os grandes objetivos da Logosofia

"A evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo;

o conhecimento de si mesmo que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um;

a integração do espírito para que o ser possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua herança;

o conhecimento das Leis Universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios;

o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as ideias e pensamentos que fecundam a vida humana;

a edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns;

o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de significado  incalculável para o porvir pedagógico na educação da humanidade".

       Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

 

Leia mais

Fundação Logosófica - Instituição dedicada à cultura superior

25/08/2013 18:10
     
     

Fundação Logosófica - Instituição dedicada à cultura superior

 
 

A Fundação Logosófica foi criada pelo pensador e humanista González Pecotche. Ela propicia ao homem o estudo e a prática dos ensinamentos da Logosofia, onde emprega um método próprio com excelentes resultados já comprovados pelos estudantes filiados a esta Instituição, e por aqueles que estudam e praticam os seus ensinamentos. No ambiente dessa Escola, reina uma força denominada afeto, e entre os estudantes existe uma ética superior de respeito, tolerância e liberdade.

O autor da Logosofia instituiu, pela primeira vez na história dos seres humanos, o processo de evolução consciente, cuja realização possibilita ao homem reformular as suas estruturas mental e psicológica, visando à criação de uma nova individualidade.

Podemos comprovar, por meio da observação e da prática, que apesar do esforço e dos edificantes propósitos criados visando à superação evolutiva não conseguimos transformá-los em realidade por causa da influência altamente negativa dos elementos contrários existentes em nosso interno: as crenças, os preconceitos, as deficiências psicológicas e a falta de um adestramento mental. Para evoluirmos conscientemente é imprescindível o desenvolvimento das faculdades mentais e sensíveis e da consciência superior, para que possamos pensar e sentir por nós mesmos, sem a interferência de elementos inculcados.

A Logosofia é uma Ciência eminentemente original e comprovável; portanto não há necessidade de acreditarmos no que ela ensina, uma vez que podemos experimentar e comprovar a verdade contida em cada ensinamento.

Com o estudo e a prática dos seus ensinamentos, vamos edificando uma nova vida bem superior à anterior, cumprindo com o objetivo essencial da vida e criando a felicidade tão almejada dentro de nós.

            Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

 

Leia mais

Meu primeiro contato com a Fundação Logosófica

24/08/2013 18:28
 
   
     

Meu primeiro contato com a Fundação Logosófica

 
 

Certa vez, um colega de trabalho me falou sobre a importância dos ensinamentos ministrados pela Logosofia para a nossa vida e a respeito da Fundação Logosófica - Instituição dedicada à cultura superior. Fez referência aos seus objetivos e mencionou alguns temas relacionados com os aspectos transcendentes propostos por esta Ciência, tais como as Leis Universais, o processo de evolução consciente, o conhecimento de si mesmo, a Lei Universal de tempo, as deficiências psicológicas, os sistemas mental, sensível e instintivo etc.

Percebendo o meu interesse por esses temas, convidou-me para conhecer a Fundação Logosófica, esclarecendo, na oportunidade, a respeito do curso de informação e preparação ministrado po ela, visando maiores esclarecimentos a respeito dos objetivos dessa Ciência. Na época, disse-lhe não dispor de tempo para dedicar-me ao curso. Posteriormente, observando a conduta exemplar de alguns estudantes filiados a essa Instituição, e a possibilidade de superar-me com a aquisição e a prática dos seus ensinamentos, ingressei na Fundação com o objetivo de realizar o processo de evolução consciente.

Ao tomar contato com o seu ambiente, pude sentir a grande diferença entre esse e os demais que conhecia. Senti que ali reinava paz e tranquilidade além de uma força denominada afeto, e entre os estudantes existia uma ética superior de respeito tolerância e liberdade.

Após o curso de preparação, ingressei na Instituição. Com o estudo e a prática dos ensinamentos, pude comprovar, em curto prazo, com muita alegria, os resultados relacionados com a superação de conceitos e de condutas, factíveis por meio do original método instituído pelo criador da Logosofia - Carlos Bernardo González Pecotche. Fazendo, atualmente, um levantamento dos benefícios conquistados com a aplicação dos ensinamentos logosóficos, comprovo uma melhora em todas as ordens da minha vida, principalmente na parte relacionada com os aspectos mental, moral e espiritual.

Sinval Lacerda Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica: www.logosofia.org.br

 

Leia mais

A importância da renovação dos conceitos

23/08/2013 17:50

conceitos

   
     

A importância da renovação dos conceitos

 
 

Analisando de uma forma mais ampla alguns conceitos relacionados com o bem que podemos proporcionar a nós mesmos e aos demais, pude perceber a importância da renovação dos conceitos e a da nossa atuação em conformidade com os preceitos das Leis Universais. Visando alcançar esse objetivo, não consegui resultados satisfatórios com os meios de que dispunha, proporcionados pela crença e pela cultura vigente.

Com esses meios, não consegui, também, obter os elementos necessários para atender às aspirações de um saber superior nem resolver os problemas da minha inteligência, que sempre se manifestaram, levando-me a uma constante prostração mental, moral e espiritual. A falta de realizações nesses aspectos produziu em mim um grande vazio interno que me deixava triste e amargurado frente à vida.

Observava esse mesmo estado de angústia e insatisfação nos seres com os quais convivia e nos demais de um modo geral, embora pertencessem às mais variadas seitas religiosas,  correntes filosóficas ou ideológicas, o que me levava a concluir que nenhuma delas tinha condições de orientar e encaminhar o homem, para que pudesse resolver questões de tamanha transcendência para a evolução.

O desconhecimento da minha realidade interna, das deficiências psicológicas e do meu potencial interno levava-me a trabalhar, quando tentava superar-me, com um ser fictício, sem conseguir resultados concretos.

Foi justamente nessa época que deparei com a Fundação Logosófica em prol da superação humana. Quando me aproximei do seu ambiente, fiquei maravilhado. Senti que ali deveria existir algo diferente dos demais, porque não havia encontrado ainda nenhum similar a esse. Posteriormente, pude comprovar que, além da existência de uma ética superior de respeito, de tolerância e de liberdade entre os estudantes, reinava nesse ambiente uma grande força denominada afeto.

Logo no início dos estudos logosóficos e das práticas dos seus ensinamentos obtive os primeiros resultados por meio dos reajustes disciplinares, factíveis de realizar pela aplicação do método logosófico. Pude, então, verificar as primeiras transformações internas que refletiam na minha conduta e no meu modo de pensar, de sentir e de entender.

Entretanto, tive de lutar intensamente com as crenças, os preconceitos e o temor proveniente das ideias inculcadas na infância, idade em que nem sequer fazia uso da razão.

Pude compreender que, para evoluir conscientemente, era necessário pensar por mim mesmo, promover uma renovação constante dos conceitos, conhecer as Leis Universais para não infringi-las, além de eliminar as causas que me levavam a cometer erros.

         Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.logosofia.org.br

 

Leia mais

A Logosofia abrange tudo de que o ser necessita para superar-se e evoluir

22/08/2013 20:24

Perguntas Freqüentes

Ajude a manter o TextoLivre.
 
 
   
     

A Logosofia abrange tudo de que o ser necessita para superar-se e voluir

 
 

Quando tomei contato com os ensinamentos logosóficos, pude vislumbrar, por meio da sensibilidade, a sua grandeza e profundidade. Entretanto, jamais poderia imagina a amplidão que esta Ciência encerra e a possibilidade de assimilar os seus ensinamentos e integrá-los na consciência.

Pela primeira vez, tomo contato com os ensinamentos transcendentes, o que me faz sentir estímulos de uma hierarquia bem superior aos comuns. O maior estímulo é o saber que constitui a finalidade da nossa vida. Visando alcançar a esse desiderato, devemos reformular os nossos sistemas mental e sensível, selecionar os pensamentos, eliminar os preconceitos, as crenças e o mal existente dentro de nós por meio da nossa própria redenção.

A Logosofia não somente faz referência ao verdadeiro caminho que devemos trilhar, para alcançar a superação e a evolução com a participação da consciência, mas nos possibilita realizá-lo por meio do processo de evolução consciente, o que difere completamente de tudo que já foi tentado nesse sentido.

O ser humano somente consegue evoluir, quando começa a pensar por si mesmo, deixando de "pensar" e de "sentir" o que os outros lhe inculcam, ao fazer uso da sua função de pensar.

Com o estudo e a prática desses ensinamentos, sinto que um novo ser começa a surgir no meu interno apesar da violenta reação do velho ser, representado pelas paixões, pela personalidade e pelos preconceitos da velha cultura.

Dos estudos realizados, tenho extraído muitos elementos que me têm possibilitado ampliar os conceitos, com os quais estou edificando uma nova vida. Essa realidade, comprovada pelas mudanças de atitude e de conduta, tem atuado internamente como uma fonte perene de estímulos.

Com esses elementos, tenho sentido a necessidade de corresponder a tudo de bom que recebo. E quanto maior é a consciência do bem, maior é o meu anelo de retribuí-lo, porque a verdadeira gratidão surge da consciência que vamos tendo do bem recebido e à medida que o vamos estendendo aos demais.

           Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:

www.loosofia.org.br

 

Leia mais
<< 23 | 24 | 25 | 26 | 27